TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL

Número mínimo por turma: 30 alunos.


Matrículas Abertas

Ao final do curso Técnico em Açúcar e Álcool o aluno poderá exercer as funções nas Usinas de Açúcar e Álcool:

  • Assistente de Fabricação do Álcool – coordena a equipe quanto ao processo de fabricação de álcool. Controla o fluxo adequado de água para o processo de fabricação de álcool. Providencia preparação de nutrientes biocídios, bactericidas e outros produtos químicos. Acompanha os resultados de análise de laboratório. Inspeciona o funcionamento de máquinas e equipamentos do setor. Opera coluna de destilação através de painel eletrônico, elabora boletim de controle de produção de álcool.
  • Assistente de fabricação do Açúcar – coordena os operários na operação de evaporadores, vácuos de massa A e B. Orienta e supervisiona os testes de vazamento dos vácuos e evaporadores. Inspeciona o funcionamento dos equipamentos e máquinas dos setores.
  • Líder de Produção: Fabricação do Açúcar – responsável por estabelecer o padrão de qualidade e produtividade esperada. Acompanha todo processo desde a chegada do caldo ao setor de tratamento, passando pela sulfitação, dosagem de produtos químicos, aquecedores, decantadores, peneiras, filtros, evaporadores, cristalizadores centrifugação e ensaque. Supervisiona manutenção, limpeza das instalações e equipamentos.
  • Líder de Produção: Fabricação de Álcool – responsável pelo processo de produção de álcool no setor, integrando-se a destilação, fermentação e centrifugação. Controla a entrada e saída de produtos químicos, acompanha as temperaturas em trocadores de calor, condensadores e colunas de destilação.
  • Operador de Produção – acompanhamento do processo de destilação do álcool hidratado e anidro. Realiza a limpeza dos condensadores, a regulagem dos aparelhos de destilação, as leituras de pH, grau, acidez, condutividade, controla as bombas através de computador e auxilia na manutenção do setor.
  • Operador de ETA – controla a qualidade da água, abastecendo as caixas com produtos químicos, coleta as amostras para a análise, opera as bombas d’água, controla a refrigeração, a lubrificação, verifica se há vazamento, opera o painel, efetua limpeza na comporta da entrada de água. Verifica o funcionamento dos equipamentos, auxilia na manutenção mecânica e faz limpeza no local de trabalho.
  • Analista de Laboratório – efetua análise físico-química de amostras e de produtos extraídos dos processos industriais e equipamentos. Efetua análise de caldo extraído de cana verde e da troca do filtro, massas e águas, verificando os padrões.
  • Analista/Líder de Produção – opera, monitora, controla processos industriais químicos e sistemas de utilidades. Otimiza o processo produtivo. Organiza e controla a estocagem e a movimentação de matérias-primas, reagentes e produtos, controla mecanismos de transmissão de calor, opera equipamentos. Coordena programas e procedimentos de segurança e coordena preparação de análises, metodologias analíticas, análises instrumentais e controle de qualidade em laboratório.
  • Líder de Destilaria – executa as determinações do químico responsável. Possui conhecimento do aspecto prático da operação, identifica as funções dos equipamentos. Acompanha os resultados do controle de qualidade e identifica a qualidade do produto.
  • Encarregado de Turno – tem conhecimentos práticos e operacionais do sistema. Identifica os princípios de produtividade. Avalia o desempenho operacional e identifica anomalias na operação do equipamento.
  • Encarregado de Destilaria, Encarregado da Fábrica e Encarregado Operacional – conhece as etapas e riscos de processo e avalia o seu desempenho, utilizando os resultados das análises. Interpreta procedimentos, manuais técnicos e literatura específica. Avalia técnicas e procedimentos de estocagem e manuseio de produtos químicos.

Para exercer as funções acima relacionadas, o técnico atua como elemento de ligação entre o engenheiro químico, ou químico responsável e os operadores de produção das usinas sucroalcooleiras. Participa da implantação e controle de processos tecnológicos na fabricação de produtos e das análises e controle de qualidade dos mesmos, zelando pelas normas de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental seguidas pela empresa.

Onde Pode trabalhar?

Usinas de Açúcar e Álcool.

Onde são Feitos os Estágios?

Usinas de Açúcar e Álcool que o aluno busca por seus próprios meios.
A escola encaminha para visitas técnicas em usinas de açúcar e álcool.

Informações Gerais

Duração: 18 meses
Período: Noite – 19:00 h às 22:30 h

Corpo Docente

Todos os professores possuem, formação superior, alguns com especialização na área específica além de atividades profissionais exercidas diretamente relacionadas com a área da disciplina ministrada.

Reconhecimento: CRQ (Conselho Regional de Química) / MEC (Ministério da Educação e Cultura)